Conheça 10 frutos nativos da região amazônica brasileira
A floresta amazônica abriga uma enorme diversidade de frutos exóticos e extremamente saborosos. Muitos deles são ricos em nutrientes e compostos bioativos que trazem muitos benefícios para a saúde. Conheça a seguir 10 desses frutos amazônicos que você precisa provar!
1Açaí
O açaí é a fruta mais famosa da Amazônia. Produzido pelo palmiteiro açaizeiro, ele tem coloração roxo escura e consistência cremosa única. Cada baga de açaí contém apenas 1% de polpa, extremamente nutritiva.
É uma ótima fonte de antioxidantes, como os flavonoides e anthocyanins, que combatem os radicais livres e reações oxidativas no organismo. Também fornece proteínas vegetais e gorduras monoinsaturadas saudáveis.
O açaí protege o coração ao melhorar os níveis de colesterol, regula os sinais de fome e saciedade auxiliando no emagrecimento, além de ter efeito anti-inflamatório e slow aging devido aos antioxidantes.
Para provar o delicioso sabor do açaí, é só buscar por polpas congeladas 100% puras nos supermercados ou em lojas especializadas. Outra opção são as sorveterias que trabalham com a fruta em preparos como vitaminas, bowls e sorvetes. Use o açaí também como recheio de panquecas e smoothies.
2 Cupuaçu
Parente próximo do cacau, o cupuaçu é uma árvore amazônica que produz frutos de casca grossa com polpa branca mucilagênica de aroma floral e doce acidulado.
A polpa do cupuaçu contém diversos nutrientes como vitamina C, potássio, cálcio, além de compostos bioativos como os fenólicos. É um superalimento com comprovadas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas.
O cupuaçu fortalece o sistema imunológico, combate sintomas de gripe e resfriado, tem ação anti-hipertensiva e melhora a digestão. A polpa pode ser consumida in natura, em sucos, sorvetes, vitaminas e sobremesas. O cupulate, manteiga extraída das sementes do cupuaçu, é muito apreciado para uso culinário como substituto do chocolate.
3 Bacuri
O bacuri é uma fruta esférica de casca fina e amarela produzida em uma palmeira nativa da Amazônia. Sua polpa é gelatinosa, extremamente perfumada e refrescante.
Ela é rica em carotenoides como o licopeno e betacaroteno, além de boas quantidades de vitaminas A e C. Entre seus benefícios, destacam-se a capacidade de melhorar a saúde dos olhos, pele e sistema imunológico.
O bacuri pode ser consumido ao natural ou utilizado como ingrediente de sobremesas, sucos, sorvetes e pratos salgados. A polpa e as sementes do fruto também podem ser usadas na culinária para obter um delicioso molho ou óleo.
4 Tucumã
O tucumã, também conhecido como tucum, é muito apreciado na região amazônica. Ele tem uma grande semente envolta em uma polpa adiposa de cor laranja intensa e aroma agradável.
O tucumã contém quantidades generosas de lipídios insaturados e carotenoides, além de ferro, fósforo, zinco e vitaminas A, C e B. Entre seus benefícios para a saúde, destacam-se a capacidade de fortalecer ossos e músculos, melhorar a digestão e ter ação anti-inflamatória.
O fruto pode ser consumido in natura ou utilizado no preparo de deliciosos doces, sorvetes, tortas e outros pratos. O óleo extraído de suas sementes é utilizado na culinária regional e para massagear e hidratar profundamente a pele.
5 Pupunha
A pupunha, também conhecida como peach-palm, é uma palmeira nativa da Amazônia que produz frutos com formato arredondado e coloração alaranjada. Sua polpa é carnuda, levemente fibrosa e de sabor adocicado.
Ela é uma importante fonte de vitaminas A, C e do complexo B, além de conter potássio, fibras solúveis e óleo de palma. Entre seus benefícios, se destacam suas ações para melhorar o trânsito intestinal, controlar o colesterol e fortalecer o sistema imunológico.
A polpa da pupunha pode ser consumida fresca ou processada na forma de sucos, geleias, doces e sorvetes. O palmito extraído do caule da palmeira também é muito apreciado na culinária regional, em pratos salgados ou como pickles.
6 Jambo
O jambo ou jambolão é uma árvore frutífera nativa da região amazônica que produz frutos de pequeno porte, com casca fina na cor roxa intensa e polpa branca translúcida.
Além de fibras e boas quantidades de vitaminas A, C e do complexo B, o jambo contém compostos fenólicos e antocianinas de elevado poder antioxidante e anti-inflamatório.
O consumo regular do jambo auxilia na prevenção de diabetes e doenças cardiovasculares. O fruto pode ser apreciado in natura ou utilizado no preparo de deliciosos sucos, geleias, doces, sorvetes e outros pratos.
7 Ingá
O ingá é uma leguminosa nativa muito difundida na floresta amazônica. Seus frutos são vagens achatadas que em seu interior contêm uma polpa branca de sabor adocicado envolvendo as sementes pretas.
A polpa do ingá é uma excelente fonte de fibras, cálcio, ferro, fósforo e vitaminas do complexo B. Entre seus benefícios para a saúde, destacam-se seus efeitos para melhorar a saúde intestinal e trânsito, fortalecer ossos e dentes e proteger a tireoide.
As vagens podem ser consumidas crua na salada ou após cozimento rápido, lembrando o sabor do amendoim. As sementes torradas também são muito apreciadas.
8 Taperebá
O taperebá, também chamado de camu-camu, é um arbusto nativo das várzeas amazônicas que produz frutinhos redondos, alaranjados, de casca fina e polpa gelatinosa.
Ele apresenta importante teor de fibras, vitaminas A, C e do complexo B, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro. Possui comprovadas propriedades diuréticas, desintoxicantes e que melhoram o funcionamento do intestino.
O taperebá pode ser consumido in natura ou utilizado na produção de sucos, vitaminas, sorvetes, picolés e pratos doces e salgados. Seus compostos bioativos também são usados na fabricação de cosméticos.
9 Buriti
O buriti é uma palmeira nativa da Amazônia que produz frutos com polpa alaranjada intensa e extremamente nutritiva. Ela é uma das frutas mais ricas em vitamina A precursora de beta caroteno e vitamina C.
O óleo extraído da polpa do buriti tem elevados teores de ácidos graxos ômega 6 e ômega 9. Ele age como potente antioxidante, anti-inflamatório e protetor do sistema cardiovascular.
O buriti pode ser consumido in natura ou utilizado na produção de sucos, doces, sorvetes, proteínas vegetais e diversos pratos salgados. Seu óleo tem largo uso na indústria de cosméticos e na culinária regional.
10 Cajuzinho
O cajuzinho ou caju-de-árvore é um parente próximo do caju comum muito difundido na região amazônica. Seu fruto é redondo, de casca fina e lisa, com polpa ácida e adocicada.
Excelente fonte de vitamina C e compostos antioxidantes, o cajuzinho fortalece o sistema imunológico, combate infecções e gripes e protege as células contra danos oxidativos causadores de doenças crônicas.
Pode ser consumido fresco ou utilizado no preparo de sucos, geleias, vinhos, sorvetes e pratos salgados. As castanhas também são comestíveis e ricas em gorduras boas.
Introduza esses frutos exóticos em sua dieta
Esses são apenas alguns dos maravilhosos e extremamente nutritivos frutos nativos da região amazônica brasileira. Eles podem e devem ser introduzidos com frequência na alimentação:
– Consuma as frutas frescas como parte de saladas de frutas, vitaminas e smoothies.
– Procure por polpas 100% congeladas ou em conserva sem adição de açúcares.
– Faça receitas doces caseiras como geléias, sorvetes, mousses e compotas com os frutos.
– Use em preparações salgadas, como carnes, risotos, molhos e patês.
– Beba sucos e vitamina puros, sem adição de açúcar.
– Tempere pratos com óleos vegetais de pupunha, buriti e outras oleaginosas.
Incluir esses frutos exóticos e funcionais na rotina garante uma alimentação rica, balanceada, saborosa e com enorme aporte de vitaminas, minerais e antioxidantes poderosos. Explore o melhor da Amazônia na sua dieta!