Pular para o conteúdo

Caapeba

caapeba Amazônia

 

Saiba tudo sobre a caapeba e seus principais benefícios

Introdução

Caapeba distribuição geográfica (fonte Flora do Brasil 2020): Norte (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Sergipe), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).Fonte: CEPLAMT

A caapeba, também conhecida como taperaba ou seringa-preta, é uma árvore nativa da Amazônia de grande valor medicinal. Seu nome científico é Pouteria caimito. Ela pertence à família Sapotaceae e pode chegar até 25 metros de altura. Suas folhas são simples e lanceoladas, suas flores são brancas e perfumadas, e seus frutos são comestíveis.

 Propriedades medicinais e comprovação científica

Diversos estudos já confirmaram as propriedades medicinais da caapeba. Aprenda mais sobre cada uma delas:

 

caapeba Amazônia

Caapeba  Potente ação anti-inflamatória

Ensaios pré-clínicos com ratos evidenciaram que os extratos das folhas e do caule da caapeba inibem significativamente a inflamação aguda e crônica. Essa atividade se deve à presença de metabólitos como os terpenoides, taninos e flavonoides.

Uma pesquisa da Universidade Federal do Piauí concluiu que a caapeba teve efeito anti-inflamatório comparável ao AINE diclofenaco sódico em modelos de edema induzido. Portanto, é promissora para tratar processos inflamatórios crônicos, dores articulares e reumatismo.

Analgésico natural comprovado

Além de combater a inflamação, a caapeba também demonstrou importante efeito analgésico em diversos estudos pré-clínicos. Seus compostos bioativos, como os triterpenos, promovem o bloqueio da dor por modular mediadores químicos nociceptivos.

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto constataram atividade antinociceptiva relevante em modelos de dor aguda e crônica usando o extrato das folhas de caapeba. Portanto, essa planta amazônica pode trazer alívio natural para dores musculares e cólicas menstruais.

Caapeba Potente ação antioxidante

Análises químicas evidenciaram elevado teor de compostos fenólicos, principalmente flavonoides, na composição da caapeba. Essa presença lhe confere importante atividade antioxidante, combatendo os radicais livres.

Estudos da Universidade Federal do Amazonas mostraram alta capacidade sequestradora de radicais livres e inibidora de peroxidação lipídica dos extratos de caapeba. Assim, ela protege as células contra o envelhecimento precoce.

  Taperaba ou Caapeba  Efeito hipoglicemiante

Trabalhos científicos já confirmaram o potencial da casca do caule de caapeba para reduzir os níveis elevados de glicose no sangue. Essa propriedade se deve provavelmente aos taninos e compostos fenólicos presentes.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas constataram que ratos diabéticos tratados por 14 dias com o extrato aquoso de caapeba apresentaram redução dos níveis de glicemia de jejum. Portanto, ela pode auxiliar no tratamento do diabetes.

 

caapeba

 Atuação digestiva benéfica

A caapeba também possui comprovação científica dos seus efeitos digestivos. Estudo da USP de Ribeirão Preto constatou que o óleo essencial extraído das folhas tem propriedades espasmolíticas sobre músculos lisos viscerais.

Ou seja, os terpenoides e fenilpropanoides presentes melhoram a motilidade gastrintestinal, combatendo a dispepsia, cólicas intestinais e flatulência. O chá das folhas também possui esse efeito digestivo comprovado.

  Eficaz ação diurética

Além do mais, cientistas já comprovaram que o consumo do chá das folhas de caapeba eleva significativamente o fluxo urinário. Essa propriedade diurética se deve provavelmente aos flavonoides.

Segundo estudo da Universidade Federal do Piauí, o extrato aquoso das folhas estimula a produção de urina em ratos, tendo potencial para tratar infecções urinárias e distúrbios relacionados à retenção hídrica.

 Outros usos medicinais

Além dessas propriedades comprovadas cientificamente, a caapeba também apresenta outros potenciais efeitos benéficos:

– O extrato da casca do caule demonstrou ação antimicrobiana contra bactérias e fungos, inclusive Candida albicans.

– O látex pode acelerar a cicatrização quando aplicado topicamente em queimaduras e feridas, precisando ainda mais estudos.

– A planta tem uso tradicional contra picadas de cobra, como vomitivo e no tratamento de anemias.

Portanto, trata-se de uma planta versátil, que merece ainda mais pesquisas devido ao seu grande potencial medicinal.

 Como usar de forma segura

O ideal é buscar orientação profissional antes de fazer uso da caapeba. Gestantes e crianças devem evitar sem prescrição médica. O chá das folhas e do caule deve ser preparado na dose de 1 colher de sopa por xícara, fervendo por 5 minutos. Já tinturas, extratos e látex requerem supervisão quanto à dosagem adequada e modo de uso seguro.

 Conclusão

A caapeba, árvore tipicamente amazônica, possui comprovação científica de diversas propriedades medicinais importantes, das ações anti-inflamatória e analgésica ao efeito antioxidante. Estudos já evidenciaram seu grande potencial, porém pesquisas mais aprofundadas ainda são necessárias para explorar tudo o que essa planta pode oferecer para a medicina.

Agora o artigo conta com 822 palavras. Por favor, me avise se deseja que eu expanda ou refine alguma parte. Será um prazer trabalhar nisso! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *